sexta-feira, 10 de maio de 2013

O SIGNIFICADO DA ESTRELA DE DAVI





A ESTRELA DE DAVI


A estrela de Davi (chamada de Escudo de Davi) é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de Davi sobre a Terra, e por extensão do futuro Reino Messiânico dos mil anos na Terra.
Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de Davi.
O nome Davi em hebraico é composto de três letras na segunte orderm: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima.
Quando este símbolo foi gerado, não se sabe ao certo, no entanto sabemos que este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome Davi (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180°. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
No entanto, há um significado maior na estrela de Davi, que gostaria de comentar. A estrela de Davi é um símbolo do Messias de Israel, a saber, Yeshua HaMashiach (Jesus Cristo).
Ele mesmo diz em Ap. 22:16, Eu, Yeshua,(Jesus) enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às congregações. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi...
O próprio Jesus é da linhagem de Davi e se assentará no Trono de Davi
no seu Reino de mil anos na Terra, sendo então que o escudo de Davi representa por assim o futuro Reino Messiânico de Jesus sobre a Terra.
O que é mais tremendo é o fato da estrela de Davi em sua representação do Messias é o testemunho da sua natureza.
Colossenses 2: 8-9
8. Cuidado que ninguém vos venha enredar com a filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo o Messias; 9. Porquanto nele, habita corporalmente, toda a plenitude da divindade.

O ensino da Palavra de Deus é claro quando diz que Jesus, o Messias é homem (pois nasceu nesta terra como homem, gerado no ventre de Maria pela união da semente da Palavra de Deus - é evidente que Ele não veio do espermatozoide de José, nem do óvulo de Maria, mas de acordo com o relato de Lucas 1:30-38 a Palavra de Deus foi enviada do Trono por meio do seu anjo e Maria acolheu esta Palavra (Lc. 1:38), deixando que  se unisse a ela, gerando vida, a saber, Jesus, que no hebraico quer dizer HaShem ( salvação). Embora tenha sido gerado da palavra de Deus, Jesus é o filho do homem pois nasceu na terra como homem, e entrou na terra pelo nascimento físico, nascendo de mulher).
Mas também a Palavra ensina que o Messias é Deus. Ele é filho de Deus, pois o filho herda a semente de seu pai, e Jesus não veio da semente de José, mas sim da semente de HaAv (do Pai, que é Deus), semente esta que é a própria Palavra de Deus.
A pergunta que fica é: que relação tem o fato de Jesus ser ao mesmo tempo homem e Deus com a sua representação na estrela de Davi? É porque a estrela de Davi é composta de DOIS triângulos. Um representa Jesus como homem (sendo que os três lados representam a tríplice divisão do homem: ele é um espírito que possui uma alma (mente natural) e que habita num corpo físico). E o outro triângulo representa Jesus como Deus. Os três lados deste outro triângulo fala na manifestação de Deus nas Pessoas de HaAv, HaBen e HaRuach Hakodesh. (Pai, Filho e Espírito Santo). A união dos dois triângulos falam da tarefa de Messias Jesus de ser Mediador e Reconciliador entre Deus e o homem.
Assim todas as vezes que os filhos de Israel olham para a estrela de Davi, estão olhando e vendo um testemunho de Deus quanto ao próprio Messias.

Um comentário: