terça-feira, 7 de maio de 2013

ARQUEOLOGIA BÍBLICA: A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO.

A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO                  

A arqueologia tem sido uma grande aliada para historiadores e estudiosos Bíblicos na procura de objetos e locais que evidencia a travessia dos Hebreus. Já são muitos os achados no Egito e na Arábia Saudita.



                  Moises nasceu no Egito e foi preparado por Deus para libertação dos Hebreus, depois de pouco mais de 400 anos de cativeiro. O Senhor usou Moises com grandes prodígios e mão poderosa desde a saída do Egito até a chegada à Canaã (terra prometida). Mas vamos nos limitar apenas na travessia do mar vermelho. 
                  O local onde se obteve mais indício da travessia foi a praia de Nuweiba no golfo de Ácaba, no Egito. É a única praia no mar vermelho com área suficientemente grande para suportar a quantidade de hebreus acampados ( mais de 2 milhões além de animais e objetos). Até esse ponto calcula-se que os Hebreus teria caminhado mais de 300 km durante 6 dias, praticamente sem parar. Havia alimentos para apenas 7 dias (Êxodo 13: 6-8 ). A imagem acima mostra uma vista área da praia onde hoje está a pequena cidade de Nuweiba, o turismo submarino é a principal atividade turística.
                  Outra evidencia é a planície no fundo do mar,  nesta área, as imagens abaixo foram montadas por mapeamento topográfico, e mostram que o fundo do mar é  mais profundo ao sul (1700m) e ao norte (900m ), e da direção praia em linha reta, forma uma espécie de ponte submersa (cerca de 110m de profundidade )! No fundo do mar foram encontradas rochas agrupadas em linha reta na beira desta planície fazendo-a parecer uma estrada. A distancia entre a costa Egípcia e a costa Árabe é de cerca de 20 km e calcula-se que a largura do caminho feito pelo afastamento das águas tinha aproximadamente 900m. Uma pessoa leva 3 hs para percorre essa distância, estima-se que a travessia de quase, três  milhões de pessoas e de muitos animais, levaria  6 hs.(Êxodo 12:38).


                  Pesquisadores mergulham no local da travessia periodicamente buscando e fotografando materiais como ossos, rodas, restos de carros egípcios etc.

Não destacamos nenhum décimo de evidencias dentro da arqueologia, sobre o êxodo, ficaria muito extenso.
                  Mas o que significa hoje, para nós o êxodo?  E porque ainda temos que atravessar o mar? O povo Hebreu fugia da escravidão Egípcia e levou muitos anos para chegar à terra prometida, porém dos milhões que saíram pouquíssimos chegaram. O Egito significa  hoje  esse mundo tenebroso em que vivemos.  A nossa trajetória rumo a terra prometida ( a Canaã espiritual), também, é uma cruzada. Hoje Jesus é o nosso Moises ele abriu mares muito mais bravios e profundos, e nos ajuda a atravessar desertos (espirituais) escaldantes. Por isso nós temos conforto na palavra de Deus (Salmo 23 ) O Senhor é meu pastor e nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos ,guia-me mansamente as águas tranqüilas. Refrigera minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigo, ,unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente a bondade e misericórdias me seguirão todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Vinicius Cimini.




  

4 comentários: