quarta-feira, 15 de maio de 2013

A CONQUISTA DE TIRO

 ARQUEOLOGIA BIBLICA

                                       

                             


                     O profeta Ezequiel profetizou durante o período do cativeiro judaico na Babilônia entre 592 a 570 a.C. A profecia era a seguinte: Ezequiel 26: 1 a 21
Primeira parte da profecia: Ezequiel 26:2 Filho do homem, visto que Tiro disse no tocante a Jerusalém: Bem feito. Está quebrada a porta dos povos; abriu-se para mim; eu me tornarei rico, agora que ela esta assolada.
Tiro situa, numa parte do continente e a outra parte numa ilhota distante uns mil metros em um dos pontos mais estratégicos, na região do mediterrâneo. Com a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor da Babilônia, Tiro ficou dominando todo o comércio marítimo daquela região, tripudiando assim, com a queda de Jerusalém.
Segunda parte da profecia: Ezequiel 26:3,4 Assim diz o Senhor Deus: Eis que estou contra ti,ó Tiro,e farei subir contra ti muitas nações, como faz o mar subir as suas ondas.Elas destruirão os muros de Tiro e deitarão abaixo suas torres; e eu varrerei o seu pó,e farei dela pedra descalvada. 26:6 Suas filhas que estão no continente serão mortas à espada; e saberão que eu sou o Senhor.26:7 Porque assim diz o Senhor: Eis que eu trarei contra Tiro a Nabucodonosor , rei da Babilônia, desde o norte , o rei dos reis, com cavalos e carros e cavaleiros e com multidão de muitos povos.
Em 586 a C. O rei Nabucodonosor cercou a cidade durante 13 anos e destruiu a parte da cidade que ficava no continente sendo que a maioria da população se transferiu para a ilha fortificada. (Fonte Wikipédia).
O profeta Ezequiel identificou Nabucodonosor como àquele que atacaria a cidade de Tiro,
cumprindo assim a 2ª parte da profecia. Ez 26:7.
Terceira parte da profecia: Ezequiel 26:12.Roubarão a suas riquezas,saquearão as tuas mercadorias,derribarão os teus muros e arrasarão as tuas casas preciosas; as tuas pedras,as tuas madeiras e o teu pó lançarão no meio do das águas.
254 anos depois do fracasso parcial de Nabucodonosor, os gregos conquistam a Pérsia e em 332 a C. Alexandre o Grande tentou conquistar Tiro. Como não conseguiu invadir a cidade, a cercou durante 7 meses, mas Tiro resistiu. Alexandre usou os destroços da cidade abandonada no continente para construir uma espécie de ponte até posicionar sua maquina de guerra e acabar com as defesas da cidade, cumprindo assim essa outra parte da profecia.


 Quarta e última parte da profecia: Ezequiel 26:14 . Farei de ti uma pedra descalvada; virás a ser um enxugadouro de redes, jamais será edificada, porque eu, o Senhor,o falei,diz o Senhor Deus.
Hoje Tiro é uma cidade moderna que passou a se chamar Sur (que significa rocha) tem cerca de 117 mil habitantes e é a quarta maior cidade libanesa de grande maioria muçulmana, sua economia se baseia na pesca e no turismo.Sendo assim até  hoje os pescadores colocam as suas redes de pesca para secar onde antes fora uma grande e intransponível fortaleza. Onde grandes reis do passado se digladiaram.


         

             Porto de pesca em tiro                                         local de secagem de rede de pesca na ilha de tiro
                                                                    



VINICIUS CIMINI

Um comentário:

  1. Mas embora Alexandre tenha feito um aterro para chega a ilha, a conquista foi feita por mar com ajuda de frotas inimigas de Tiro, não foi?

    ResponderExcluir