quarta-feira, 12 de junho de 2013

A MATEMÁTICA DE DEUS

      

                 No antigo testamento no livro de Juízes capitulo 6,conta a história de Gideão.
Nesse tempo Israel não tinha reis, era governado por Juízes. Quando um Juiz morria Deus levantava um profeta para colocar outro Juiz em seu lugar, porque era o desejo de Deus, que ele próprio governasse sem interferência de reis, porem mais tarde Israel exigiu um rei: mas não iremos falar disso agora.
                   Israel havia pecado contra o Senhor. E Deus fez com que os Midianias prevalecessem sobre Israel durante sete anos. Tudo que Israel produzia os Midianitas, os Amalequitas e os povos do oriente vinham com seus exercito e saqueava tudo, forçando assim os Israelitas a viverem em cavernas nas montanhas e tudo que ainda restavam das colheitas tinha que ser escondido. Porem Israel começou a clamar o Senhor, e Deus enviou um anjo que apareceu a Gideão, homem simples e pobre da tribo de Manasses que estava trabalhando na colheita do trigo, e disse-lhe que entregaria os Midianitas em suas mãos como se fosse um homem só. (Juizes 6-16) Já que eu estou contigo feriras os Midianitas como se fosse um homem só. Gideão reuniu um exercito com 32 mil homens, mas a caminho da batalha Deus lhe disse que havia homens demais e que depois da vitória, Israel iria vangloriar-se de que foi pelas suas próprias mãos e não a de Deus que livrara Israel, então Gideão disse que aqueles que fossem tímidos e covardes poderiam voltar para casa. dos 32 mil homens voltaram 22 mil, restando assim 10 mil homens, para enfrentar um exercito com 135 mil homens. O mais impressionante ainda estava para acontecer, dos 10 mil que havia sobrado Deus falou que havia gente demais, e disse quais iriam participar da batalha e fez  um tipo de teste, dos 10 mil que sobraram foram tomar água, todo aquele ficou de joelhos e apanhou água com as mãos e não lambeu a água como um cão, Deus separou para seguir  em frente  dos que beberam água com as mãos e foram apenas 300 homens. Restando assim uma porcentagem de 450 para 1 na grande batalha.
                   Como compreender tal estratégia? Como um exército de apenas 300 homens poderia vencer um grande exercito de 135 mil homens? Lembre das palavras do anjo. Entregarei os Midianitas em suas mãos como se fosse um homem só. A visão de Gideão era de 300 para 135.000, mas a visão de Deus era de 300 para 1.Assim Israel venceu esse grande exercito. No livro do profeta Isaias esta escrito. (Is 55-9) Porque ,assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos. O modo como Deus vê as coisas é infinitamente maior e diferente de como nos as vemos.
                    Na Grécia antiga aconteceu uma batalha bem parecida como esta da bíblia. A Grécia foi invadida pelo rei Xerxes da Pérsia em 480 aC em uma batalha que ficou conhecida como a batalha de Termópilas, onde o rei Leônidas de Esparta com 300 soldados impôs uma derrota significativa  ao exercito Persa, Fato que rendeu até um filme em Hollywood chamado (300) com participação de Rodrigo Santoro, porém a grande diferença das duas batalhas é que o Rei Leônidas e os seus 300 morreram em combate e os 300 de Gideão além da vitória não tiveram nenhuma baixa se quer.
                  Na verdade é o Senhor que luta por nós
Deuteronômio 3:22.Não temais, porque o Senhor vosso Deus é que peleja por vos.         
             
                                        VINICIUS CIMINI

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário