quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ABRÃO.PAI DE TODOS

10 - ABRAÃO, O PAI DE TODOS.
                 Livro de Romanos capitulo 4: 16 e 17 -  diz assim – Essa é a razão por que provem da fé, para que não seja segundo a graça, afim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que esta no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão. (Porque Abraão é pai de todos nós, como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí), perante aquele no qual creu o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
               Abraão é décimo primeiro descente de Sem, Ele é considerado patriarca nas três maiores religiões do mundo: na torá judaica, no alcorão muçulmano e na bíblia cristã. Ele vivia com seu pai, Tera,  na cidade de Ur dos Caldeus, eles saíram de Ur e foram para cidade de Herã, onde seu o destino era Canaã, mas Tera seu pai faleceu com duzentos e cinco anos ainda em Herã. Livro de Genesis capitulo 11: 31 e 32 – diz assim – Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Herã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, para ir a terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram. E havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã. Logo depois o Senhor aparece a Abraão, e lhe diz para sair dali do meio de sua família e lhe dá um destino para uma terra que Ele anda lhe mostraria e também lhe faz uma promessa. Livro de Genesis capitulo 12:1 – diz assim – Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.  Seu pai lhe pôs o nome de “Abrão”. Deus é que mudou seu nome para “Abraão”, por causa da aliança que o Senhor fez com ele.  Livro de Genesis 17: 1 a 6 - diz assim – Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus todo poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, com o rosto em terra e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
                    Com essa aliança e promessa, como Abraão, seria pai de muitos se a sua mulher era estéril? Bom era costume naquela região quando a mulher era estéril, ela podia usar outra mulher para ter filhos com seu marido, assim continuar a sua descendência, e Sara deu a sua serva Agar como mulher para gerar filhos de Abraão. Genesis 16: 1: 16 – diz assim – Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois minha serva; porventura tereis filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face. E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Então disse o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de tuas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a sua aflição. E ele será homem feroz, e a sua mão contra todos, e a mão de todos contra ele; ele habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu es Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede. E Agar deu à luz um filho a Abrão: e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera Ismael. E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
                    Deus agora instrui a Abraão e o prepara para o que irá acontecer com sua esposa Sara, qela lhe dará um filho mesmo com a idade de noventa anos. Eu penso como é extraordinário a maneira como o Senhor vê as coisas, o que é bem diferente de como nós a vemos. Aos olhos humanos uma mulher quando entra na menopausa significa que todo o sistema reprodutor é parado definitivamente, a mulher cessa de ovular e as menstruações não vem mais, eu acredito que para uma mulher que já teve filhos, quando chega essa fase para ela seria ótimo, ela se consideraria como “missão cumprida”. Agora imagina uma mulher naquela época, que não podia dar filhos ao seu esposo, eles não poderiam adotar um filho como nos dias de hoje, porque para ser herdeiro o descendente tinha que ter o mesmo sangue do pai.   

                    Assim o Senhor envia três anjos a Abraão e lhe faz uma promessa de que Sara ira dar a luz a um filho. Genesis 18: 9 a 15 – diz assim – Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está ai na tenda. Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?Disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, Dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha?Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então Sara receosa, negou dizendo: Não me ri, Ele, porém, disse: Não é assim é certo quem riste.